Propaganda!!!!
Qualquer forma PAGA de apresentação impessoal para a promoção de idéias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado.
Princípios de uma boa propagandasegundo Pinheiro e Gullo (vide bibliografia):
Qualquer forma PAGA de apresentação impessoal para a promoção de idéias, bens ou serviços, por um patrocinador identificado.
Princípios de uma boa propagandasegundo Pinheiro e Gullo (vide bibliografia):
-Ela é orientada para o consumidor - ou seja, deve enfatizar os benefícos do produto, voltados a necessidade deste consumidor
-Concentra-se em uma só idéia persuasiva. Deve-se valorizar o que a marca tem de melhor e não diluir esforços.
-Apresenta uma idéia competitiva e singular. Conter um benefício específico, uma qualidade ou quantidade diferenciada. (Poxa, a agência tem que ter com o que trabalhar...não dá p ser Deus, faça um bom briefing)
- Deve envolver o consumidor. Manter a atenção. A motivação do consumidor vem tanto da razão como da motivação. Vejam as fotos como exemplo de razão e emoção.
-É crível e sincera. Tem que ser verdadeira, sempre! A tentativa de dar uma "enganadianha" pode destruir uma marca e anos de bons relacionamentos. Nunca vale a pena!
-Simples, Clara e Concreta. De fácil entendimento e deve deixar claro a estratégia de conteúdo.
- Tira total vantagem do veículo. A propaganda eficiente usa o veículo de comunicação certo para seu propósito (mídias - rádio, tv, outdoor, comunicação dirigida, jornais, revistas...) Cada um dos veículos tem a sua vantagem e a análise deve ser profunda antes da decisão.
- Associa, claramente, a idéia persuasiva (benefício) a marca. Registra a marda e "amarra o benefío" (adoro este termo, fantástico Duda Pinheiro e José Gullo)
-Leva ao ponto de compra. É lá que ele sentirá o enorme desejo de consumir...
- Mensurar sempre que possível. A avaliação deve ser feita antes, durante e depois do processo de comunicação. Ela que dará a base pra novas e eficazes ações de comunicação. ISSO É SÉRIO!!!!!!!!!!!!!!!! Como saber se a grana investida deu realmente retorno? O retorno foi de lembrança de marca? Foi financeiro? Como foi?