sábado, 13 de setembro de 2008

Comentários sobre o aluno EaD e excelência em tutoria

Olá pessoal,
Após as leituras no nosso curso EAD e comentários dos colegas gostaria de registrar alguns pontos que mais me chamaram atenção, inclusive nas colocações já feitas.
O Rocco (nosso colega) fez uma abordagem sobre a questão da ansiedade do aluno ao iniciar um curso EaD e coloca como esta ansiedade é importante e deve ser identificada / tratada pelo Tutor principalmente no início do curso; além disso, o nosso colega elenca vários motivos para a evasão.

O Benides (outro colega de curso) aborda, entre tantas outras coisas, a importância da motivação constante no processo para aprendizagem pelas tecnologias.

E, nossa colega Mônica, sintetiza, perfeitamente e didaticamente, os fatores que são de maior risco para acarretar a evasão dos alunos e também aborda a diferença de espaço e tempo em relação ao Ensino a Distancia e o presencial. Também concordo Mônica, que este tempo deve ser avaliado de acordo com as possibilidades, o desempenho e necessidades do aluno.

Bem, diante disso tudo fica claro que o EaD é dinâmico e está em constante ajuste – também em função da tecnologia.
O problema da evasão é preocupante e merece todo cuidado. Como dizem os autores da pesquisa da ABRAEAD: “Por oferecer a oportunidade de estudo no ambiente doméstico, social ou profissional, e ainda por permitir que o estudante escolha horários em que vai estudar, a EaD geralmente possui estímulos concorrenciais que depende de forma bem mais direta de algumas aptidões do aluno, como capacidade de organização e concentração”.
O Tutor pode fazer diferença nessa evasão, mas não é ele que vai solucioná-la. Ele pode minimizar a ansiedade do início do curso, pode contribuir para decupar o material didático junto com o aluno, pode contribuir com o entendimento das ferramentas tecnológicas, pode motivar, dar segurança, dar feedback...

Abraços
Maria Rita

Modelo de Briefing

INFORMAÇÕES PARA O BRIEFING

1. Cliente
Ficha cadastral, Histórico da empresa, Produtos/Serviços, que oferece ao mercado, Filosofia e Política interna e externa (Missão, Metas e objetivos), organogramas...
2. Nome
Nome do produto/serviço.
3. Descrição
Em que consiste o produto/serviço? Como funciona? Qual o seu conceito?
4. Imagem do produto
Qual a imagem percebida pelos clientes atual e desejada?
5. Principais benefícios do produto/serviço
Descreva quais as principais vantagens para o cliente ao se utilizar deste produto/serviço.
6. Principais características diferenciadoras em relação à concorrência
Quais os principais diferenciais em relação aos concorrentes?
7. Dados econômicos financeiros do produto
Qual é a contribuição deste produto para o resultado da empresa? (ou) Qual a receita gerada para cada “x” reais de venda do produto?
8. Como o produto é apresentado?
Tipo, peso, conteúdo, sabores, etc.
9. Local e formas de uso/consumo
Informar a região e a forma como o produto é consumido
10. Qual é o preço para o distribuidor e para o consumidor
Informar o preço nas faixas mínima e máxima, ou informar se o preço é competitivo.
11. Qual é a composição industrial/matérias primas
Esta composição tem algum benefício para a saúde
12. Quais os principais pontos positivos e negativos do produto/serviço
13. Legislação pertinente
Para a divulgação deste produto/serviço existe legislação específica?


B) MERCADO

1. Breve histórico do produto no mercado
Quando foi lançado? Qual o seu desempenho desde o lançamento?
2. Tamanho do mercado
Qual o tamanho do mercado desse produto, em volume e valor? – Tamanho atual, potencial e histórico, se for interessante.
3. Participação do produto neste mercado
Qual a participação de mercado em volume e valor? – Atual, tendências e histórico.
4. Quais os principais mercados?
Quais são as principais áreas, regiões, estados em termos de demanda?
5. Qual a evolução deste mercado?
Qual o crescimento do mercado? Qual o mercado potencial e quais oportunidades podem ser explorados?
6. Há sazonalidade?
Quais os períodos de maior demanda no ano?
7. Quais as influências ambientais, culturais, religiosas, geográfica nas vendas do produto?

A) CONSUMIDOR
1. Defina o público alvo do produto/serviço
Quem consome/compra ( e onde compra) o produto? Por sexo, classe social, faixa etária, escolaridade, estado civil e ocupação profissional.
2. Defina hábitos e atitudes dos consumidores em relação ao produto
Informe periodicidade de compras, quantidades compradas, preferências, etc.
3. Quais as razões de compra do produto/serviço
Por que/ Para quê um cliente compra este produto?
4. Descreva o ciclo de compra
Como é feito o ciclo de compra pelo cliente?
5. Descreva influências ambiental e cultural a que o consumidor esteja exposto.
Ex.: Lâmpadas econômicas x apagão


D) DISTRIBUIÇÃO
1. Quais os canais utilizados, quantos são, e qual a porcentagem de participação do canal?
Informe os locais onde o produto é vendido (quantos e quais)
Ex.: Indústria à distribuidor à atacadoà varejistaà consumidor
2. O que pode ser feito no sentido de que esta seja melhorada
(Novos pontos de venda, outros canais, mais espaço nos canais atuais).
3. Existem restrições legais, éticas ou políticas para que esta distribuição seja melhorada?

E) PREÇOS
1. Quais os preços do produto e sua relação com a concorrência
O preço é baixo, normal, alto, etc.
2. Existem restrições legais para se estabelecer o preço?
(CIP, SUNAB, etc.)
3. Qual a reação do consumidor em relação ao preço deste produto

F) RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO
1. As razões de compra são racionais ou emocionais?
Por que o consumidor compra? Quais os benefícios que o consumidor espera deste produto?

G) CONCORRÊNCIA
1. Quem são os principais concorrentes diretos.
Informar nome do produto e o fabricante
2. Quais os preços praticados pelos concorrentes
3. Qual a política de venda praticada pelos concorrentes
Informar descontos especiais, bonificações e prazos de pagamentos, que de certa forma facilitem a comercialização.
4. Pontos positivos e negativos dos produtos concorrentes?
5. Comente os produtos/ serviços, concorrentes indiretos e sua influência sobre o mercado e sobre o produto.
6. Comente sobre as principais campanhas de propaganda dos concorrentes, quanto a verbas, temas, sucesso/ insucesso, mídia, época, etc.
7. Comente a atuação da concorrência na área de merchandising e promoções (peças, temas, presença, atuação, receptividade junto ao público e junto ao comerciante).


H. PESQUISAS
1. Que tipo de pesquisas são/ foram realizadas para este produto?
(Informe os principais resultados somente se as informações ainda não foram fornecidas). > Se houver.

OBJETIVOS DE MARKETING
Defina os objetivos de marketing para este produto/serviço (pegar com o cliente)
Os objetivos de marketing podem ser:
As vendas devem aumentar em x % e/ou em x unidades
Devemos aumentar a participação atual de mercado para x %
Devemos manter nossa atual participação de mercado

OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO (NA VISÃO DO CLIENTE)
Defina os objetivos de comunicação para este produto/serviço
Os objetivos de comunicação podem ser:
X pessoas devem passar a conhecer nosso produto
X pessoas devem conhecer o benefício tal de nosso produto
X % do mercado deve ser levado a uma atitude favorável de compra para o nosso produto
Devemos melhorar a imagem do nosso produto

CONTEÚDO BÁSICO DA COMUNICAÇÃO
Qual o conteúdo básico que as peças devem transmitir?
Quais os pontos positivos do produto que devem ser ressaltado e quais os pontos negativos que devem ser evitados?

QUAL A VERBA DISPONÍVEL PARA A CAMPANHA
Qual a verba recomendada?
Informar separadamente a verba para materiais de ponto de venda, mídia e eventos (se houver).

PROMOÇÃO E MERCHANDISING
Quais as peças que devem ser desenvolvidas e respectivas quantidades e tamanhos?
Qual a verba destinada para estas duas atividades?

PRAZO
Quais as datas previstas de início e término da campanha?

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO NA EMPRESA/ PRODUTO/SERVIÇO
Como tem evoluído a estratégia mercadológica do produto / serviço?
Qual tem sido o posicionamento do produto?
Como o consumidor tem recebido esse posicionamento?
Como tem evoluído a imagem do produto / serviço?
Quais as estratégias, temas e peças de Comunicação desenvolvidas e quais foram seus efeitos sobre o consumidor?
Quais as estratégias e táticas de mídia utilizadas. Em que nível se desenvolveu a pressão de comunicação?

RELAÇÕES DO CLIENTE COM:
Governo
Comunidade
Público interno

ASSINATURA DO CLIENTE NO BRIEFING

ASSINATURA DO ATENDIMENTO DA AGÊNCIA





BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA INICIANTES DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA:


-Propaganda e promoção – Terence A Shimp – Editora Bookman
-Administração de Marketing – Philip Kotler – Editora Prentice Hall
-Merchandising no Ponto de Venda – Regina Blessa – Editora Atlas
-Gestão de Marketing e Comunicação – avanços e aplicações – Mitsuru Higuchi Yanaze (+ convidados) – Editora Saraiva
-Linguagem e Persuasão – Adilson Citelli – Editora Ática
-O que é Semiótica – Lúcia Santaella – Editora Brasiliense
-História das Teorias da Comunicação – Armand e Michele Mattelart – Edições Loyola
-Psicodinâmica das Cores em Comunicação – Modesto Farina Editora Edgard Blucher Ltda.
-Psicologia do Consumidor e da Propaganda – Christiane Gade Editora Pedagógica e Universitária
-Publicidade: A Linguagem da Sedução – Nelly de Carvalho – Editora Ática
-Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Org. Jorge Duarte – Editora Atlas
-Tudo que você queria saber sobre Propaganda e ninguém teve paciência para explicar – Editora Atlas
-Administração em Publicidade – Marcélia Lupetti – Editora Thomson
-Planejamento de Mídia – Jack Z. Sissors – Editora Nobel
-Marketing para o século XXI – Philip Kotler – Editora Futura
-O Segredo de Luísa – Fernando Dolabela – Cultura Editoras Associados
-Uma História da Propaganda Brasileira – Pyr Marcondes – Editora Ediouro
-Propaganda Teoria, Técnica e Prática – Armando Sant’Anna Editora Pioneira
-Por que os Homens fazem sexo e as Mulheres fazem amor? – Allan e Bárbara Pease – Editora Sextante
-Planejamento de Comunicação – Marcélia Lupetti – Editora Futura
-Planejamento e Atendimento A Arte do Guerreiro – Flávio Ferrari – Edições Loyola
-História da Propaganda no Brasil – Renato Castelo Branco – Editora Ibraco
-Campanhas Estratégicas de Comunicação de Marca – Don Schultz – Editora Qualitymark
-Dicionário de Comunicação – Carlos Alberto Rabaça – Editora Campus
-Mídia de A a Z – José Carlos Veronezzi – Editora Edicom
-Propaganda de A a Z – Rafael Sampaio – Editora Campus
-Posicionamento A Batalha por sua Mente – All Ryes – Editora Thomson
-A Publicidade é um Cadáver que nos Sorri – Oliviero Toscani Editora Ediouro
-Propaganda Institucional – Francisco Gracioso – Editora Atlas
-Propaganda : profissionais ensinam como se faz – Editora Atlas
-Verdades e Mentiras e Propaganda – Jon Steel – Editora Negócio
-Criação na Propaganda Impressa – João Vicente Cegato -Bertomeu – Editora Futura
-Direção de Arte em Propaganda – Newton César – Editora Futura
-Redação Publicitária Teoria e Prática – Jorge S. Martins – Editora Atlas
-Comunicação Integrada de Marketing – James R. Ogden – Editora Prentice Hall
-Comunicação, Mídia e Tecnologia – Joseph Straubhaar – Editora Thomson